GF Soluções | Simplificando a tecnologia…
    Home | Mapa do blog | Anunciar | Contato | Quem sou eu | Termos de uso | Política de privacidade

Últimos artigos

      10 geradores de senha online
      Uma visão diferente das redes sociais
      Entrevista com Luan Felipe do Sem Preceito
      Como integrar o Google Friend Connect ao wordpress
      Como enviar artigos para o Twitter pelo FeedBurner
      Homenagem ao dia internacional da mulher
      Erro wordpress: cannot modify header information
      Palestra construindo um blog de sucesso
      Como conseguir 2.600 visitas num único artigo em apenas um dia
      Como descobrir qual meu IP válido?

Dicas para blogs

    Como enviar artigos para o Twitter pelo FeedBurner
      Como conseguir 2.600 visitas num único artigo em apenas um dia
        Agradecimento especial aos parceiros do GF Soluções
          Quero Criar um Blog cria o Descobrindo a Bloggersfera
            Tabela de cores em Hexadecimal
              35 sites com arquivos em PSD de altíssima qualidade
                Como criar uma conta no Youtube e divulgar seu blog – Parte II
                  Como criar uma conta no Youtube e divulgar seu blog – Parte I

Temas Wordpress

    Regal: Tema worpdress em português
      5 excelentes plugins para o Google Friend Connect
        CrossBlock: Tema wordpress Premium Free
          Como mostrar a data da última edição de um artigo
            9 plugins para otimizar o SEO de seu blog
              Visiting Card: Tema wordpress
                Wordpress 3.0 não terá o usuário admin
                  Arthemia Free: Tema wordpress em português
                    Black Red: Tema wordpress
                      Código para mostrar o autor do artigo com gravatar e biografia
Postado em 8 de fevereiro de 2010 às 6:59hs e atualizado em 9 de fevereiro de 2010 | Categoria guest post
Guest Post: A importância de se linkar outros blogs

Esse artigo foi escrito por Gustavo Freitas, Profissional de Tecnologia da Informação, Bacharel em Sistemas de Informação e está cursando pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele já escreveu 713 artigos no GF Soluções.

widget desenvolvido por Gustavo Freitas.


Esse artigo é um Guest Post escrito por Alan Niemes. Ele é estudante e tem apenas 17 anos, mas isso não o impede de mostrar todo o seu talento no Análise Blogueira, blog que mantém sobre blogs e técnicas de SEO (assunto desse guest post). Se você ainda não conhece seu blog lhe convido a conhecer, e se gostar, assinar seus feeds.

Fui convidado pelo Gustavo Freitas, após minha entrevista com ele, a criar um guest post sobre SEO aqui no GF Soluções, e chegamos à conclusão de que seria interessante um artigo abordando a importância de se linkar outros blogs enquanto escrevemos nossos próprios posts, já que o próprio Gustavo criou sua campanha para incitar a linkagem para outros blogs.

guest post

Podemos linkar para outros blogs em várias situações, sendo que isto não significa, em todos os momentos, dar de presente visitantes seus a outro blog. Sempre procuro oferecer um conteúdo externo em meu blog caso não tenha algo interno sobre o assunto para apresentar. Mas claro que você pode tomar alguns cuidados, como fazer os links externos abrirem em uma nova janela, para garantir seus visitantes. Mas sobre este assunto existem muitas divergências, e não me convém apresentá-las ou opinar sobre elas agora. Portanto, passo a citar as vantagens de apontar outros blogs em seus posts.

1. Você ganha credibilidade

Eu me lembro que no início do Análise Blogueira, quando eu ainda não tinha nenhuma reputação na web, passei a linkar alguns blogueiros, como o Catarino, do Blog do Catarino. Assim, com este blogueiro e vários outros passei a adquirir uma amizade, por mais simples que fosse. Estes passaram a comentar em meus posts e citar meu blog em seus próprios blogs, como forma de retribuir o que eu lhes havia proporcionado.

Linkar outros blogs é uma forma automática de ganhar um pouco de credibilidade com os blogueiros que você linka e, também, com os leitores deste blogueiro, caso você receba um link recíproco.

2. Você é linkado como retribuição

Como dito na ideia anterior, você geralmente passa a ser linkado pelo blogueiro que linkou pois este procura retribuí-lo de alguma forma, se o seu trabalho tiver devida qualidade para isto. São links em praticamente todos os casos, especialmente se você estiver apontando blogs de tamanho relativamente igual ao seu ou menores.

A blogosfera é, na maioria das vezes, um local pacífico e amigo. E é apenas por isto que “links recíprocos naturais” acontecem.

3. Você poupa tempo

Ser orgulhoso pode lhe custar um bom tempo de trabalho. Geralmente, quem não gosta de linkar outros blogs prefere produzir todo o conteúdo em seu próprio blog, mesmo sendo original. Mas em alguns casos isto não é tão necessário e nem tão produtivo.

Você só deve criar seus próprios posts com conteúdo já existente na web de forma natural, e não tentando fazer tudo em um único dia. Neste caso, o melhor que você tem a fazer é linkar posts externos e, após produzir conteúdo do mesmo assunto em seu próprio blog, basta substituir o link utilizado.

4. Você torna-se útil aos seus visitantes

Quanto mais informações puder passar aos visitantes, melhor. Seja esta interna ou externa. Sempre que você achar que seus leitores podem ter dúvidas a respeito de algum tópico abordado, não tenha medo de citar outros textos para adicionar informação útil à quem o lê. Dessa forma, as chances de seus leitores se fidelizarem ou te linkarem aumenta assustadoramente.

5. Você ganha visitas automaticamente

Caso você esteja linkando para blogs em plataformas que aceitam trackbacks (que são parecidos com comentários na área do post linkado), você pode receber algumas visitas automaticamente, principalmente se o blog linkado recebe um índice alto de visitas e se você criou o trackback pouco tempo após o texto linkado ser lançado.

6. Você evita a teoria da concentração de PageRank

Os blogueiros americanos alertam: várias páginas que utilizam NoFollow nos links e são linkadas frequentemente mantêm o PageRank nelas e não o passam para mais ninguém, fazendo com que o ciclo pare de funcionar.

Tudo funciona mais ou menos assim: sempre que um blog é linkado, o seu PageRank aumenta. Caso uma página tenha um PageRank 4, este valor será distribuído por todos os links DoFollow que esta página tiver. Caso nenhum link seja DoFollow, nada deste PageRank vai ser passado, concentrando isto e fechando o ciclo. Isto faz com que o PageRank e a relevância de páginas na web não seja passada para frente, travando tudo.

Por isto, tenha o mínimo de humildade e passe o seu Link Juice para frente. Não custa nada e o seu PageRank e relevância não vão ser perdidos com isto.

Dica para linkar outros blogs com eficiência e sem perdas

Sempre que você linka outros blogs pode tomar uma precaução para manter os visitantes em suas páginas sem mais problemas: abra links externos em uma nova janela ou aba. É assim que costumo proceder no Análise Blogueira e em outros blogs meus: sempre que estou citando um link externo, estes abrem em nova janela ou aba. Já os links internos, abrem na mesma janela ou aba. Isto não irá fazer mal aos seus leitores. Muito pelo contrário: na maioria dos casos é até muito útil, pois ele não precisa ficar voltando páginas em seu navegador para reacessar o seu blog e nem se perderá na leitura. Caso não tenha entendido nada sobre isto, este artigo do Gustavo pode lhe ajudar.

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Guest Post: A importância de uma logomarca
  2. Guest Post no Professional Blogger
  3. Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?
  4. Divulgue seus textos com um Guest Post
  5. Artigo 4 – Escreva um Guest Post
  6. Guest Post no Fique Rico
  7. Participe do movimento blogs unidos
  8. Comente e ganhe um link para seu último post
  9. Divulgue seu blog no Blogs S/A
  10. Post Social: mais que um agregador de notícias
(7) Comentários   
« Twitcam: Stream Live no Twitter | Home | Participe do movimento blogs unidos »

7 Comentários »

  • Linke outros blogs: participe do Movimento Blogs Unidos! disse:
    11 de março de 2010 às 21:04

    [...] atrás fui convidado pelo Gustavo Freitas a publicar um Guest-Post em seu blog, intitulado “A importância de se linkar outros blogs“. Lá, mostrei o porquê de ser necessário linkar outros blogs em nossos posts sempre que [...]

    Responder
  • Participe do movimento blogs unidos | Beets disse:
    14 de fevereiro de 2010 às 16:09

    [...] para pensar, o fato de linkar outros blogs so trás vantagens para você, como você pode ver nesse artigo no gfsoluções do nosso amigo Alan [...]

    Responder
  • Linke outros blogs: participe do Movimento Blogs Unidos | Análise Blogueira disse:
    12 de fevereiro de 2010 às 9:17

    [...] atrás fui convidado pelo Gustavo Freitas a publicar um Guest-Post em seu blog, intitulado “A importância de se linkar outros blogs“. Lá, mostrei o porquê de ser necessário linkar outros blogs em nossos posts sempre que [...]

    Responder
  • Movimento blogs Unidos disse:
    9 de fevereiro de 2010 às 15:24

    [...] é o reconhecimento de quem fez o conteúdo, além disso pode ser bom para você também, você ganha mais visitas com os trackbacks entre outros [...]

    Responder
  • Tweets that mention Guest Post: A importância de se linkar outros blogs | GF Soluções -- Topsy.com disse:
    9 de fevereiro de 2010 às 15:22

    [...] This post was mentioned on Twitter by Gustavo Freitas and Gustavo Freitas, Carlos Boock. Carlos Boock said: RT @gustavofreitas: Guest Post: A importância de se linkar outros blogs http://bit.ly/cG7sJZ Meu amigo Gustavo sempre com dicas importantes [...]

    Responder
  • Sandra-Info-Macross disse:
    8 de fevereiro de 2010 às 7:54

    Olá Gustavo! Olá Alan!
    Ótimo artigo!
    Eu faço isso sempre que encontro conteúdos relevantes em outros blogs que serão úteis aos meus leitores. Acho importantíssimo. Como o Alan disse, devemos ser humildes e linkar sem esperar nada em troca. Porém, quase que sempre recebemos um agradecimento em forma de link também. Eu agradeço assim quando sou linkada. É muito bom, aumenta nossa visibilidade e nosso círculo de amizades na blogosfera.
    Parabéns pelo artigo Alan!
    Um abraço!
    Sandra-Info-Macross publicou o artigo Quer ganhar com blogs? Se esforce primeiro! My ComLuv Profile

    Responder
    • Gustavo Freitas disse:
      8 de fevereiro de 2010 às 8:26

      Sandra,
      obrigado pelo comentário, linkar outros blogs é uma das atividades que devem ser “aprendidas” logo cedo pelos blogueiros,
      um abraço.

      Responder

Comente Aqui

Clique aqui para cancelar a resposta.

/Twitter

CommentLuv Enabledshow more

Ajude a divulgar o GF Soluções


Receba os artigos no seu e-mail

Digite seu e-mail:

Tecnologia FeedBurner

Google Friend Connect

Artigos arquivados por mês

Escolha uma categoria

Escolha um assunto

Ver Resultado

Twitter | Feeds | E-mail

icone twitter feeds gf solues icone email

Siga-me no Google Buzz

google buzz

Patrocinadores do blog

   
empregos, cursos gratuitos, concursos 
ganhe uma caricatura   

Top parceiros

  • Quero Criar um Blog
  • Correio Tec
  • Novo na Rede
  • Blog do Moura
  • Design Tecnológico
  • Saiba como colocar seu blog aqui

Últimos comentários

  • Gustavo Freitas: o twitter ainda não possui uma versão em português, o que deve acontecer em breve, um abr
  • Gustavo Freitas: Elaine, fico muito grato pelo seu comentário e espero que o GF Soluções possa continuar l
  • Alécio França: Realmente, são tantos serviços que exigem e às vezes só permitem ir para o próximo passo d
  • -mark-: Bem interessante ... já esta em meu blog e no blog da escola , foi interessante porque a
  • Rodriggo: Boa Noite Gustavo gostaria de ter twitter mais não consigo porque está em ingles m
  • Dani: Ótimas dicas É sempre útil ter estas informações a nosso alcançe. Abraços
  • Gustavo Freitas: confira aqui como criar sua conta no twitter, http://www.gfsolucoes.net/gustavo/twitter/c
  • Gustavo Freitas: Concentrado, que bom que pude lhe apresentar algo novo e útil, um abraço.
  • Gustavo Freitas: Arthurius, sempre achamos que nossa senha é a mais segura não é mesmo? esses sites são ve
  • Elaine: Olá Gustavo, queria muito te agradecer, pelas informações no teu Site como fazer um "Twitt

Top comentadores do mês

    • concentrado (8)
    • Sandra-Info-Macross (4)
    • Iúri (4)
    • Bruno (4)
    • Arthurius Maximus (3)
    • Gratuidade (3)
    • Adelson (Gerenciando Blog) (2)
    • elaine (2)
    • dulce soares salazar (2)
    • Laurentino Mello (2)
  • Artigos mais comentados

    • O que é Twitter? (212)
    • Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive (115)
    • Campanha Diga não ao bloqueio de blogs (107)
    • Gravatar: o que é, como ter um, como colocar em seu blog? (100)
    • Participe do movimento blogs unidos (90)

    Nuvem de Tags

    adsense antivirus blog blogger blogosfera blog voluntário concurso curiosidade cursos grátis dicas blog dicas wordpress divulgação e-mail e-mail falso fala blogueiro feedburner feeds firefox firefox 3 gmail golpe online google guest post internet internet explorer linux livro microsoft mozilla plugin primeiro promoção Segurança seo software livre spam tecnologia template ti twitter ubuntu vírus web 2.0 windows wordpress

    Estatísticas

     

    O GF Soluções possui 713 posts.

    Copyright © GF Soluções 2008 - 2010 Todos os direitos reservados.
    Template desenvolvido por Gustavo Freitas baseado em: Red_Wave

    Monetizado com WP-HOTWords.