Esse artigo foi escrito por Gustavo Freitas, Profissional de Tecnologia da Informação, Bacharel em Sistemas de Informação e está cursando pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele já escreveu 714 artigos no GF Soluções.
widget desenvolvido por Gustavo Freitas.
Na blogosfera é assim, você escreveu um texto interessante, atraiu vários leitores, pode contar, seu texto será “chupado” por algum engraçadinho que ainda pensa que está lhe fazendo um favor por levar seu texto a mais leitores. Esse assunto costuma gerar longas conversas nos blogs onde são abordados, mas aviso logo, meu intuito aqui não é discutir o plágio e sim mostrar o que o Google pensa a respeito disso.

Não importa o que você pensa quanto a conteúdo duplicado, importa o que o Google pensa. É triste mas é a constatação de um fato, quem manda, hoje, na internet é o Google. Buscamos maneiras de sermos melhores indexados por ele (SEO) e também maneiras de não sermos penalizados por ele.
Essa semana no Grupo por dentro do Adsense (Google Groups) do qual sou assinante houve um esclarecimento a respeito de conteúdo duplicado. Segundo o texto os responsáveis pelo Google Adsense são informados constantemente de que códigos adsense estão sendo exibidos em sites que contém conteúdo copiado.
O teor do texto era de aviso aos editores sérios, ou seja, os que produzem conteúdo original e de qualidade. Mas o que fazer então para se proteger desse tipo de estratégia de alguns “blogueiros(?)”. O próprio Google dá o caminho das pedras. Se achar que alguém está roubando seus textos entre no Google Webmasters (você precisa estar logado em sua conta Google) acesse o formulário de violação de diretrizes para webmasters e preencha-o com os dados necessários a identificação do blog que está pegando seu conteúdo.
Se for um blog criado no Blogger você ainda pode clicar na parte de cima do blog em “Sinalizar blog”, dessa forma ele será colocado sob suspeita e será investigado pela equipe do Google responsável pelo Blogger.
Na grande maioria dos casos o conteúdo duplicado está relacionado a geração de tráfego para ganhos com sistemas de monetização, principalmente o Adsense. Só que o Google tem uma maneira especial de tratar esse tipo de blog ou site. Conheça os procedimentos lendo o documento sobre a Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA).
Artigos relacionados:
De alguns dias para cá, minhas postagens pararam de ser indexadas nas primeiras páginas do google e da seção blogs do google. Quando digito termos similares ao que escrevi aparecem as indexações feitas pelo Dihhit, Blogblogs, ou então os feeds disponibilizados por outros blogs, no blogroll.
A mudança que fiz recentemente foi passar os meus feeds para o feedburner, não sei sei isso pode ter impactado nas indexações do google. Na dúvida, retornei para o feed normal do blogger. outra coisa que notei de diferente foi no google webmaster, que agora passaram a aparecer links internos (muitos e para muitas postagens), o que antes não aparecia.
Algumas dessas coisas podem estar impactando na indexação? Se alguém puder me ajudar, agradeço
Alexandre Campbell
[...] Se o seu caso é o contrário, leia esse artigo com dicas do Google de como se defender dos plagiadores de plantão. [...]
@Admar Cardoso – Não entendo muito de Joomla, trabalhei com ele apenas uns 2 meses antes de migrar pro wordpress, mas uma maneira de evitar url duplicadas é não associar um artigo a mais de uma categoria e no seu .htaccess proibir o acesso ao /search. no google webmasters tools você encontra como fazer essa proibição,
um abraço.
Gustavo; estou com problema de url duplicada no joomla. Tem alguma sugestão? Já fui punido pelo google e pelo yahoo e não consigo resolver. No cpanel do meu provedor tentei criar um redirecionamento 301 e parece que não resolveu. Alguma sugestão?
Admar Cardoso Escreveu um post sobre… Seminário ABED – 2
@Mairo – O pensamento de um blogueiro sério sempre tem que ser esse,
um abraço.
Sempre podemos comentar um assunto usando textos que encontramos em outros blogs, mais sempre escrevendo o post com nossas palavras, agora copiar o post inteiro como se ve por ai e um absurdo.
Mairo Escreveu um post sobre… Campanha do Blog Atualidades by Mairo contra Dengue
@Criativo,
textos podem ser parecidos, mas há uma pequena diferenciação entre um e outro, ou seja, o estilo do autor do texto, concorda?
@Viana,
já falei aqui no GF sobre Splog confira http://www.gfsolucoes.net/gustavo/2008/06/spam-blog-splog/,
um abraço.
Dá para se ver altos sistemas, como processo automatizado de roubar todos os posts de um blog, mais conhecido como crawler ou chupetador para os mais conhecidos, existe até alguns plugins para wordpress como o wp-autoblog que copia os posts pelo rss, essa prática também é conhecida como SPLOG ;D
Bem interessante. Apesar que hoje em dia, com o acesso fácil das informações, podem surgir textos muito parecidos. Dúvida cruel, não?
Saudações
Marcus, Criativo de Galochas
@Diego,
obrigado pelo comentário. a concorrência é benéfica em qualquer ramo não é? por exemplo na blogosfera aumenta a qualidade dos textos nos blogs e diminue o espaço para blogs de péssima qualidade.
É Gustavo, os blogs considerados “grandes” estão acuados pela forte concorrência que cresce à cada dia, e tem mais, nós aprendemos à gerar conteúdo de qualidade e isso faz toda a diferença…
Parabéns pelo artigo,
Diego
Diego Soares Escreveu um post sobre… Post Pago – Ganhos ou Perdas para o seu blog?
[...] a leitura de um excelente artigo escrito por Gustavo Freitas do blog GF Soluções, intitulado Adsense, chupadores de textos e as punições do Google, no qual ele explica as punições que o Google disponibiliza para os vampiros da blogoesfera e que [...]
@Junior,
realmente o monopólio incomoda em qualquer área, quem dirá na internet.
@Catarino,
infelizmente existe e muito esse tipo de pessoas na blogosfera.
É importante combater o plágio, mas tem pessoas que denunciam só para se vingar de alguma coisa.
Plagiadores realmente devem ser punidos, mas, o que me incomoda, é esse monopólio do Google.
Abraços.
Junior Silva Escreveu um post sobre… A importância da cerveja