GF Soluções | Simplificando a tecnologia…
Home Mapa do Blog Anuncie aqui Contato Quem sou eu Termos de uso Ganhe uma caricatura Politica de privacidade
Postado em 10-09-2008 as 6:34hs| Categoria dicas blog|Autor: Gustavo Freitas
Como fazer backup de seu blog – Parte II
Quer receber nossa Newsletter clique aqui ou assine nossos feeds clicando aqui
 

No primeiro artigo dessa série sobre backup de blogs demonstrei como fazer o backup do seu blog no Blogger, mas e se ele estiver em hospedagem própria? Se o CMS utilizado for o Wordpress, basta utilizar o plugin Wordpress Database Backup para copiar seu banco de dados.

Instalando e configurando o Wordpress Database Backup

Baixe o Wordpress Database Backup e, com ajuda de seu cliente de FTP coloque-o na pasta wp-content/plugins, depois entre na administração de seu blog e ative o plugin. Agora vamos configurar o Database Backup. Acesse Manage – Backup e aparecerá as opções de configuração do Database Backup. Você pode fazer o backup no próprio host selecionando Save to server (não recomendo), fazer o download para seu computador escolhendo Download to your computer ou receber o backup por e-mail escolhendo E-mail Backup to, escolha essa opção e digite um e-mail válido para que possa receber esse arquivo (aqui recomendo um e-mail do Gmail, que lhe dará maior espaço em disco, podendo arquivar esses backups no próprio Gmail e maior segurança).

Rescue floppies, Control room, data-centre, CERN, Geneva
Creative Commons License photo credit: gruntzooki

Fazendo o primeiro Backup

Clique em Backup Now!, quando o backup terminar clique em Ok na caixa de aviso e pronto, seu backup está pronto, você o receberá no e-mail informado. Agora vamos automatizar essa função para isso desça a página até Scheduled Backup selecione Once Daily e coloque seu e-mail em E-mail Backup to e clique em Schedule backup, todos os dias será feito um backup do seu banco de dados e enviado para seu e-mail.

Outros arquivos importantes para backup

O Database Backup faz o backup do seu banco de dados, mas é necessário também fazer o backup de outras pastas importantes de sua instalação no host. Geralmente existe um sistema de backup automatizado nesses serviços de hospedagem, mas me sinto mais seguro com meus arquivos comigo, por isso faço ainda o backup, via FTP, de todas as pastas de minha instalação wordpress no servidor. Aconselho que faça o mesmo.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Como fazer backup de seu blog – Parte I
  2. Como fazer um gif para seu blog – parte I
  3. Como fazer um gif para seu blog – parte II
  4. Como atualizar seu blog para o wordpress 2.8
  5. O que fazer se um plugin trava seu wordpress
  6. Faça backup de seus serviços online com o Backupify
  7. Como tornar seu blog popular – Parte I
  8. Como tornar seu blog popular – Parte II
  9. Como instalar o Wordpress no seu computador
  10. Como criar uma conta no Youtube e divulgar seu blog – Parte I

Leia outros artigos da categoria dicas blog
(1) Comentário   
« Entrevista com Fabiana Ferreira do Amostras e Brindes Recebidos com Foto | Home | Entrevista com Gabriel Naressi, blogueiro, 11 anos »

1 Comentário »

  • kaffa disse:
    28 de dezembro de 2009 às 15:08

    masi dicas boas..
    obrigada de novo

    Responder

Comente Aqui

Clique aqui para cancelar a resposta.

/Twitter

CommentLuv Enabledshow more

Encontre o que você procura


Divulgue seu blog

Receba os artigos no seu e-mail

Digite seu e-mail:

Tecnologia FeedBurner


Categorias


O novo visual do blog é ?

Ver Resultado

Twitter | Feeds | E-mail

icone twitter feeds gf soluções icone email

Patrocinadores do blog

   
empregos, cursos gratuitos, concursos 
ganhe uma caricatura   

Últimos Artigos

  • Participe do movimento blogs unidos
  • Guest Post: A importância de se linkar outros blogs
  • Twitcam: Stream Live no Twitter
  • Quero Criar um Blog cria o Descobrindo a Bloggersfera
  • Entrevista com Sandra Baroni do Info Macross


Últimos comentários

  • sergio christino: estaremos participando desta campanha, colocaremos seus banners em nosso blog .-= sergio c
  • The Best: Gustavo, O Blog do The Best também está colaborando com a campanha e divulgando o Movim
  • gabi: com que eu posso fazer um twitter ja rodei a web inteira procurando como fazer essa ......
  • PcSaudavel.com: Bom Dia Gustavo Também quero participar da campanha, coloquei o selo mas não está se
  • Geraldo: Olá Gustavo, Vou participar, já tenho linkado outros blog com assuntos similiares ao me
  • Laurentino Mello: Parabéns Gustavo! Possa sempre contar comigo para o que e quando precisar. Também estou
  • Jardiel: eiiii o meu pen driver não da nem para criar uma pasta auturun.inf, alguem sabe uquer diz
  • Cleison Sena: Muito Obrigado pela dica resolveu meu problema . Muito obrigado.
  • Gustavo Freitas: Atualizei o artigo, veja se é isto que você quer. um abraço.
  • Gustavo Freitas: Rodrigo, você pode escrever guest posts, veja aqui como fica no início do artigo, http:/

Artigos mais comentados

  • O que é Twitter? (175)
  • Campanha Diga não ao bloqueio de blogs (105)
  • Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive (104)
  • Gravatar: o que é, como ter um, como colocar em seu blog? (93)
  • Como criar páginas no Blogger (77)

Nuvem de Tags

adsense antivirus blog blogger blogosfera blog voluntário campanha concurso curiosidade curso gratuito cursos gratuitos cursos grátis dicas blog divulgação e-mail e-mail falso fala blogueiro feedburner feeds firefox firefox 3 gmail golpe online google guest post ideias soltas internet internet explorer linux livro microsoft mozilla plugin primeiro promoção Segurança software livre tecnologia template ti twitter vírus web 2.0 windows wordpress

Estatísticas

 
Copyright © GF Soluções 2008 - 2010 Todos os direitos reservados.
Template desenvolvido por Gustavo Freitas baseado em: Red_Wave

Monetizado com WP-HOTWords.