GF Soluções | Tecnologia, blogosfera, dicas para blog, firefox, gmail, blogger, wordpress, templates
Home  Mapa do Blog  Anuncie aqui  Contato  Quem sou eu  Termos de uso  Politica de privacidade 
 

« Top 10 – Julho 2008 | Home | Firefox 3: Solução para problema de conexão com o Home Banking »

Postado em 02-08-2008 as 6:57hs| Categoria blogosfera, dicas blog|Autor: Gustavo Freitas
Pra que criar um blog?
1,979 visualizações
Quer receber nossa Newsletter clique aqui ou assine nossos feeds clicando aqui
 

A criação de um blog se tornou fácil com o surgimento de serviços que possibilitam colocar um blog no “ar” em poucos minutos sem nenhum conhecimento em programação. Toda essa facilidade atrai cada dia, segundo o Technorati, 175.000 novos blogs. Mas nem tudo são flores na blogosfera!


[ad#gfsoluco]

Por esse e outros motivos encontramos milhares de “blogs fantasmas” na blogosfera, ou seja, blogs que não são atualizados há muito tempo ou que simplesmente foram abandonados por seus autores. Criar um blog é fácil, difícil é mantê-lo em atividade com posts relevantes e público assíduo.

Texto y boli
Creative Commons License PhotoDropper em Portugues credito: gmaximo

Vou criar um blog

Decidiu criar um blog? Antes siga esses passos e tenha certeza se realmente você quer um blog.
1. Se ainda não sabe, descubra porque quer ter um blog.
2. Não se iluda, para ter um blog é preciso gostar de ler e saber escrever.
3. Defina um assunto para o blog (procure falar do que conhece), se você entende de ginástica fale de ginástica, não pense que pode enganar seus leitores.
4. Após definir o assunto procure outros blogs que tratam desse assunto, leia os posts, converse com os autores, descubra se o assunto abordado faz sucesso e quanto tempo eles levaram para obter esse sucesso. Avalie os textos mais lidos desses blogs e veja se você consegue escrever textos com qualidade igual ou superior para atrair os leitores.
5. Se após esses passos ainda estiver pensando em criar um blog continue lendo.

Como criar um blog

1. Evite começar com um domínio próprio, comece por algum serviço gratuito como o Blogger ou o Wordpress, pois não haverá qualquer custo para iniciar o blog e nenhuma necessidade de conhecimentos para implementação de widgets e plugins, mas se julga melhor começar logo com seu domínio próprio e criar uma marca na internet clique aqui e ganhe um dominio grátis ao contratar seu serviço de hospedagem.
2. Eu comecei no blogger (e até hoje ainda possuo blog lá) por isso indico esse serviço e nesse post ensino como criar seu blog lá.
3. Antes de se mudar para uma casa e começar a convidar os amigos para visitá-la terminamos ela certo? Termine seu blog antes de começar a postar e a convidar os amigos. Defina o template, as cores, o tamanho do texto e o nome que terá como autor (aconselho a evitar colocar “admin” ou “administrador” e, se puder, use seu nome verdadeiro).
4. Leia aqui algumas dicas simples e úteis para incrementar seu blog.
5. Não se preocupe muito com a divulgação nos primeiros dias do blog (não adianta convidar os amigos para ler um post “Estou começando hoje!”) o ideal é que ao começar a divulgar o blog já tenha no mínimo 50 postagens (nesse meio tempo o Google também já terá te indexado).
6. Defina um padrão de postagens para o blog (Ex.: 1 post por dia ou 3 posts por semana) e faça um grande esforço para ser fiel a esse propósito. Se você não for fiel ao blog, quem será?
7. Leia esse post para entender como as pessoas vão encontrar seu blog na blogosfera.
8. Se não sabe o que significa SEO procure ler alguns artigos sobre o assunto, mas não se preocupe muito com isso no momento, se preocupe em escrever textos de qualidade primeiro.

Sempre:

• Comente nos posts que ler e gostar, mas comente algo que acrescente ao post – leia esse post para entender melhor como comentar.
• Crie conteúdo de qualidade e diferenciado, escrever sobre um assunto badalado (e que, às vezes, você nem entende) de uma maneira diferente não garante que será um sucesso, melhor falar de algo completamente novo e que você entende.
• Visite as redes sociais, principalmente as de agregação de conteúdo como diHITT, Via6, Linkk, entre outras.
• Responda aos comentários deixados no blog, esse feedback entre o leitor e o autor cria um vínculo de proximidade.
• Crie algumas páginas estáticas em seu blog para que os leitores possam entrar em contato, uma política de privacidade, um termos de uso dos textos e imagens do blog e uma sobre você.

Nunca:

• Faça spam (não envie e-mails pedindo visitas no blog).
• Escreva comentários do tipo comente em meu blog, passa lá no meu blog, ou algo do tipo, pois é irritante para os blogueiros que estão aguardando com ansiedade um comentário significante nos seus posts.
• Copie conteúdo de outros blogs (isso só deixará seu blog desprestigiado no meio da blogosfera).
• Escreva um post sobre um assunto que não domina, isso pode lhe trazer constrangimento nos comentários dos leitores.

[ad#gfsoluco]

Alguns agregadores de conteúdo que podem te ajudar na difícil tarefa de divulgação de seu blog:

• diHITT
• Linkk
• Rec6
• Blogblogs
• Yoomp
• FeedSearch

Bookmark e Compartilhe
Artigos relacionados
Aprenda passo-a-passo como criar um blog no blogger

Qual a melhor plataforma gratuita para criar um blog?

Como criar páginas no Blogger

Como criar um blog

Guest Post no Professional Blogger

Campanha “Adote um blog”

Comece agora a criar seu blog no Blogger

Video aula: como criar um blog no blogger

Eu quero criar um blog

Quer um domínio .com.br grátis?


Leia outros artigos da categoria blogosfera, dicas blog

(15) Comentários   

Quer saber como colocar seu avatar nos comentários, clique aqui.
Quer ganhar um link para seu blog, então comente!

Marcelo por 02-08-2008 as 09:30 #
 

Suas dicas me deram novas idéias. Obrigado e belo post!

MarceloEscreveu um post sobre…Sua marca tem que ficar gravada. Tenha um LogoTipo!

Responder
 

Dan Cortazio por 02-08-2008 as 14:59 #
 

Opa Gustavo, muito boas dicas… inclusive o blog em geral tem várias dicas importantes.

Queria de convidar a escrever de vez em quando lá no Dicazine. Estaremos premiando as melhores dicas todo mês.

Grande abraço

Responder
 

Ju por 02-08-2008 as 21:10 #
 

Belo post… essas dicas são fundamentais!
Abraços, Ju

JuEscreveu um post sobre…Porta guardanapos em EVA

Responder
 

Lucho por 03-08-2008 as 17:48 #
 

O mais difícil é quando o blogueiro fica sem ter sobre o que escrever e aí tenta buscar algo de interessante para escrever e não consegue.

Quando falta assunto, é dureza. :)

LuchoEscreveu um post sobre…Meus poderes secretos de vidência

Responder
 

Wilson por 11-10-2008 as 22:12 #
 

As dicas me ajudaram por demais, procurarei seugir seus conselhos.

Wilson Escreveu um post sobre… A comunicação

Responder
 

Lucas por 10-12-2008 as 18:20 #
 

Valeu cara, mto boas dicas, principalmente pra quem tá começando agora.

Responder
 

Gustavo Freitas por 10-12-2008 as 20:32 #
 

@Lucas – que bom que gostou, espero vê-lo mais vezes por aqui,
um abraço.

Responder
 

Eduardo por 30-12-2008 as 16:35 #
 

Principalmente o Blog deve ser unico, assuntos de sua autoria.. Parabens

http://www.vivenciaemtecnologia.com

Eduardo Escreveu um post sobre… Melhores praticas para uso do firewall

Responder
 

Gustavo Freitas por 30-12-2008 as 17:09 #
 

@Eduardo,
com certeza, escrever seus próprios textos é imprecindível.
um abraço.

Responder
 

jackson suzano por 30-12-2008 as 22:17 #
 

PÔ cara, GOSTEI MUITO DAS DICAS.VALEU!!!

Responder
 

Site por 04-02-2009 as 16:25 #
 

Eu estava muito querendo criar um blog..qual a plataforma que está melhor no momento?

Responder
 

Francisco (Stuart) por 07-02-2009 as 18:39 #
 

Gustavo vou embarcar nessa (vou virar blogueiro), e seguirei suas dicas. Vou visitar seu blog mais vezes (já tá nos meus favoritos) atrás de outras dicas. Espero chegar ao seu nível.Grande abraço.

Responder
 

Gustavo Freitas por 08-02-2009 as 08:04 #
 

@Francisco,
como já conversamos pessoalmente sabe que pode contar comigo,
um abraço.

Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… Como ganhar dinheiro com o Hotwords no seu blog

Responder
 

FERNANDO G. GONÇALVES por 10-02-2009 as 17:38 #
 

Parabéns pela objetividade nas informações! Prova de que existe seriedade neste vasto mar de informações da net. Estou escrevendo um livro e em breve também serei um blogueiro. Abs.

Responder
 

Gustavo Freitas por 11-02-2009 as 08:18 #
 

@Fernando,
obrigado pelo comentário. boa sorte com seu livro e com a arte de ser blogueiro,
um abraço.

Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… Veja como atualizar o Wordpress para a versão 2.7.1

Responder
 

Deixe um comentário
Nome:
Email (não será divulgado):
URL:
Comentário:
Campos em negrito são obrigatórios.



Você clica em links patrocinados em sites/blogs?

Ver Resultado

Últimas Twitadas

  • gustavofreitas: Como utilizar o Twitter numa planilha do Excel: Hoje descobri uma aplicação muito interessante para ser .. http://tinyurl.com/nk8sgv
  • gustavofreitas: RT @gfsolucoes: Reading: "Como utilizar o Twitter para arrumar emprego?" (http://twitthis.com/32z9mp)
  • gustavofreitas: Reading: "Como utilizar o Twitter numa planilha do Excel" (http://twitthis.com/k2nu69)
  • gustavofreitas: @julianasardinha acredito que te ligariam sim...:)
  • gustavofreitas: 5 templates de qualidade para o Blogger: Se você está procurando um template novo para o Blogger confira essa li.. http://tinyurl.com/mh4w6d

   
 
entrevista_blogs   

 

Receba atualizações por e-mail:

Tecnologia FeedBurner

     

Últimos artigos publicados

  • Como utilizar o Twitter numa planilha do Excel
  • Assine os Feeds e ganhe uma caricatura
  • Participe das comemorações do 1º ano do blog Jornalismo SL
  • Por que blogueiros sonegam impostos?
  • Conheça a marca do GF Soluções
  • Ideias Soltas: Criando um blog para dispositivos móveis IV
  • 10 Excelentes ícones para divulgar seu Twitter no Blog
  • Descubra tudo antes de seguir um perfil no Twitter
  • 100 cartões de visita super criativos
  • Cartilha de segurança para internet

Artigos Populares

  • Campanha Diga não ao bloqueio de blogs (80)
  • 1º aniversário do GF Soluções, como ganhar prêmios (53)
  • Comente e ganhe um link para seu último post (44)
  • Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive (42)
  • Crie seu avatar estilo mangá (36)
  • Edite suas fotos no Picnik (36)
  • Gravatar: o que é, como ter um, como colocar em seu blog? (35)
  • Como criar páginas no Blogger (35)
  • Leve o antivírus no pen drive (32)
  • Como tornar seu blog popular - Parte I (30)

  • Categorias

    • blog técnico (51)
    • blogosfera (144)
    • concursos (29)
    • curiosidade (49)
    • cursos (27)
    • dicas blog (126)
    • dicas wordpress (2)
    • fala blogueiro (18)
    • firefox (25)
    • gmail (8)
    • google (10)
    • guest post (2)
    • ideias soltas (5)
    • livros (8)
    • piada (14)
    • portable (5)
    • renda para blogs (4)
    • revista (12)
    • Segurança (45)
    • seo (4)
    • software livre (4)
    • tecnologia (56)
    • twitter (10)
    • web 2.0 (81)
  • RSS Correio Tec

    • Liberado o download do Firefox 3.5
    • Descobrindo a Blogosfera: Mais Dinheiro
    • Programa do Ministerio da Educacao converte texto em audio
    • Fabricantes anunciam atualização gratuita para o Windows 7
    • Adsense para celular: AdSense for Mobile Applications
  • Arquivos

    • julho 2009 (3)
    • junho 2009 (27)
    • maio 2009 (22)
    • abril 2009 (18)
    • março 2009 (32)
    • fevereiro 2009 (25)
    • janeiro 2009 (24)
    • dezembro 2008 (44)
    • novembro 2008 (38)
    • outubro 2008 (49)
    • setembro 2008 (37)
    • agosto 2008 (38)
    • julho 2008 (48)
    • junho 2008 (63)
    • maio 2008 (45)
    • abril 2008 (44)
    • março 2008 (29)
    • fevereiro 2008 (2)
    • janeiro 2008 (3)

  • online
  • Top Comentários do mês

    • Gustavo Freitas (35 comentários)
    • Jôice Borges (8 comentários)
    • Luis Marcos Leite (5 comentários)
    • Gustavo Freitas (4 comentários)
    • Rafaela (3 comentários)
    • Filipe Cabral (3 comentários)
    • Laurentino Mello (3 comentários)
  • Tags

    adsense agregador de feeds antivirus blog blogger blogosfera blog voluntário campanha concurso curiosidade cursos grátis dicas blog divulgação e-mail e-mail falso fala blogueiro feedburner feeds firefox firefox 3 gmail golpe online google guest post internet internet explorer linux livro microsoft mozilla plugin primeiro promoção Segurança software livre spam tecnologia template ti twitter ubuntu vírus web 2.0 windows wordpress
  • RSS Quero criar um blog

    • 5 templates de qualidade para o Blogger
    • Inserindo os artigos mais comentados no Blogger.
    • Icones gratuitos para seu blog
    • Como redirecionar um blog hospedado no Blogger
    • Blogger em Links Edição 3
    • TwitLogo Gerador de imagens para o Twitter
Copyright © GF Soluções. 2008 - 2009 Todos os direitos reservados.
Template desenvolvido por Gustavo Freitas baseado em: Red_Wave
Monetize o seu blog com HOTWords utilizando o plugin WP-HOTWords 4.4.1.