GF Soluções | Tecnologia, blogosfera, dicas para blog, firefox, gmail, blogger, wordpress, templates
Home  Mapa do Blog  Anuncie aqui  Contato  Quem sou eu  Termos de uso  Politica de privacidade 
 

« Windows 7: vídeo de demonstração | Home | MEME Cultural »

Postado em 01-06-2008 as 12:44hs| Categoria Segurança|Autor: Gustavo Freitas
O spam vai acabar! Será?
198 visualizações
Quer receber nossa Newsletter clique aqui ou assine nossos feeds clicando aqui
 

[ad#gfsoluco]
O Senado Federal pode, ainda nesse mês de Junho, votar o Projeto de Lei 21/2004 que dispõe sobre o envio de mensagens eletrônicas comerciais no Brasil. A matéria já se encontra com o relator Eduardo Azeredo (PSDB-MG), muito conhecido pelos internautas devido a suas tentativas de regulamentar o acesso a internet, e conta com o apoio do Governo e da Oposição, o que pode acelerar o processo de votação e dá como certa sua aprovação.

Ninguém pode negar que receber spam (resumindo uma mensagem não solicitada) é tão chato como é corriqueiro. Criamos um e-mail novo e no mesmo dia já estamos recebendo alguma mensagem que não solicitamos, o que demonstra que os spammers estão sempre um passo a frente no que diz respeito a tecnologia para “capturar” nossos e-mails pela rede mundial.

Então vamos nos levantar e bater palmas para essa lei! Será? Muito me espanta que determinadas leis passem desapercebidas pela maioria da mídia tradicional e, consequentemente, pela população que só tem acesso a informação oriunda dessa mídia (em torno de 55% da população nunca utilizou a internet) . Tive acesso ao projeto de lei através do site WNews, e logo no início o texto me preocupou, pois o projeto prevê uma multa de R$50,00 a R$1 mil as pessoas ou empresas que enviarem spam, na tentativa de reduzir essa praga que geralmente infecta os computadores dos mais desavisados com vírus e suas variantes. Alguns questionamentos permanecem após dar uma lida em outras matérias pela Web, primeiro quem vai decidir o que é e o que não é spam, segundo como serão identificados os verdadeiros spammers (visto que são utilizados vários recursos para envio dessas mensagens, como por exemplo as redes zumbis) para que eles paguem a multa, e terceiro e se os spammers estiverem fora do Brasil?

A sociedade, principalmente nós blogueiros, devemos discutir essa proposta de lei, pois ela pode trazer mais obstáculos aos e-mails solicitados dos que aos não-solicitados, explicando melhor, se eu mandar um e-mail para uma pessoa e ela resolver que aquilo é um spam e que não gostaria de receber, ela pode me denunciar e eu terei que pagar uma multa! Sou totalmente contra o Spam e acho que precisamos tomar medidas para que isso diminua (não acredito numa forma de acabar com ele), assim como sou contra leis que são feitas para alterar a rotina de vida das pessoas sem que elas possam opinar a respeito.

Abro aqui um espaço democrático para que possamos debater essa proposta de lei, quem quiser maiores detalhes pode entrar no site do senado, ler a proposta e ainda se cadastrar para receber novidades por e-mail (isso não é um spam, pois você está concordando em receber informações do site do Senado). Vamos nos movimentar, o ano é eleitoral e a maioria dos senadores e parlamentares serão candidatos ou estão envolvidos no processo eleitoral em seus estados.

Bookmark e Compartilhe
Artigos relacionados
Spam + Blog = Splog

Mailinator: Crie uma caixa de e-mail temporária

Novos golpes online

Participe da campanha antispam.br

Golpe online: SPC Brasil

A Ericsson vai te dar um notebook em troca de divulgação

Ganhei 800 mil libras mensais

Atenção, sou um detetive particular


Leia outros artigos da categoria Segurança

(5) Comentários   

Quer saber como colocar seu avatar nos comentários, clique aqui.
Quer ganhar um link para seu blog, então comente!

Joao Carlos por 01-06-2008 as 13:03 #
 

Gustavo, na verdade estams atentos tambem à este projeto, e ate fizemos um post sobre ele tambem em:
http://xocensura.wordpress.com/2008/03/06/projeto-anti-spam-mais-uma-arapuca-para-o-cidadao/
La voce pode ver nossos comentarios e algumas “pegadinhas” mal intencionadas do projeto

Responder
 

Geraldo por 01-06-2008 as 13:41 #
 

Concordo que a lei está com alguns questões que causa-me apreensão, como foi dito como diferenciar o verdadeiro spammer do envio normal de e-mails? acho que não estão atingindo o verdadeiro problema que é a ação de quadrilhas especializadas em envio de spam/malware/phising scam. Como está seremos mais uma vez a bola da vez, e os verdadeiros estarão longe do alçance da lei.

Responder
 

Wyliam por 01-06-2008 as 17:05 #
 

Oi! Você foi sorteado pra participar do MEME Cultural. Entre no nosso blog pra saber mais!

http://mundopratico.blogspot.com/2008/06/meme-cultural-muito-legal.html

Responder
 

root por 01-06-2008 as 19:32 #
 

Quem acha que no primeiro dia de validade desta lei, caso seja aprovada, alguem começará a enviar SPAMs em nome do autor do projeto? Quero só ver como ele se protegerá :P

Responder
 

Natália por 02-06-2008 as 09:56 #
 

Acho que vai dar confusão, isso sim. A maioria dos spams que recebo vêm de fora do Brasil, se eles mal tem controle das coisas dentro do Brasil, então imagina. Fora que pra definir o que é ou não spam vai ser difícil, vai ter um monte de gente sendo multada e reivindicando.

Concordo, sou totalmente contra os spams, mas totalmente também contra providências mal pensadas hehe

Responder
 

Deixe um comentário
Nome:
Email (não será divulgado):
URL:
Comentário:
Campos em negrito são obrigatórios.



Você clica em links patrocinados em sites/blogs?

Ver Resultado

Últimas Twitadas

  • gustavofreitas: Reading: "Cursos gratuitos de software livre" (http://twitthis.com/i8abfx)
  • gustavofreitas: RT @_Ariane_: o Michael Jackson tá me seguindo, eu sigo a Nair Bello...isso aqui tá parecendo sessão espírita ¬¬
  • gustavofreitas: chega por essa semana, vou pra casa e depois pra faculdade, último dia de aula do semestre
  • gustavofreitas: "O dia internacional da amizade está chegando..." (http://twitthis.com/wc5r8l)
  • gustavofreitas: RT @gfsolucoes: Reading: "ES: Aberto concurso na Esaf salários de até 10,9 mil" (http://twitthis.com/okrznk)

   
 
entrevista_blogs   

 

Receba atualizações por e-mail:

Tecnologia FeedBurner

     

Últimos artigos publicados

  • Assine os Feeds e ganhe uma caricatura
  • Participe das comemorações do 1º ano do blog Jornalismo SL
  • Por que blogueiros sonegam impostos?
  • Conheça a marca do GF Soluções
  • Ideias Soltas: Criando um blog para dispositivos móveis IV
  • 10 Excelentes ícones para divulgar seu Twitter no Blog
  • Descubra tudo antes de seguir um perfil no Twitter
  • 100 cartões de visita super criativos
  • Cartilha de segurança para internet
  • Faça seu calendário 2010

Artigos Populares

  • Campanha Diga não ao bloqueio de blogs (80)
  • 1º aniversário do GF Soluções, como ganhar prêmios (53)
  • Comente e ganhe um link para seu último post (44)
  • Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive (42)
  • Edite suas fotos no Picnik (36)
  • Gravatar: o que é, como ter um, como colocar em seu blog? (35)
  • Crie seu avatar estilo mangá (35)
  • Como criar páginas no Blogger (35)
  • Leve o antivírus no pen drive (32)
  • Como tornar seu blog popular - Parte I (30)

  • Categorias

    • blog técnico (51)
    • blogosfera (144)
    • concursos (29)
    • curiosidade (49)
    • cursos (27)
    • dicas blog (126)
    • dicas wordpress (2)
    • fala blogueiro (18)
    • firefox (25)
    • gmail (8)
    • google (10)
    • guest post (2)
    • ideias soltas (5)
    • livros (8)
    • piada (14)
    • portable (5)
    • renda para blogs (4)
    • revista (12)
    • Segurança (45)
    • seo (4)
    • software livre (4)
    • tecnologia (56)
    • twitter (9)
    • web 2.0 (81)
  • RSS Correio Tec

    • Liberado o download do Firefox 3.5
    • Descobrindo a Blogosfera: Mais Dinheiro
    • Programa do Ministerio da Educacao converte texto em audio
    • Fabricantes anunciam atualização gratuita para o Windows 7
    • Adsense para celular: AdSense for Mobile Applications
  • Arquivos

    • julho 2009 (2)
    • junho 2009 (27)
    • maio 2009 (22)
    • abril 2009 (18)
    • março 2009 (32)
    • fevereiro 2009 (25)
    • janeiro 2009 (24)
    • dezembro 2008 (44)
    • novembro 2008 (38)
    • outubro 2008 (49)
    • setembro 2008 (37)
    • agosto 2008 (38)
    • julho 2008 (48)
    • junho 2008 (63)
    • maio 2008 (45)
    • abril 2008 (44)
    • março 2008 (29)
    • fevereiro 2008 (2)
    • janeiro 2008 (3)

  • online
  • Top Comentários do mês

    • Gustavo Freitas (36 comentários)
    • Jôice Borges (8 comentários)
    • Luis Marcos Leite (5 comentários)
    • Gustavo Freitas (4 comentários)
    • Rafaela (3 comentários)
    • Filipe Cabral (3 comentários)
    • Laurentino Mello (3 comentários)
  • Tags

    adsense agregador de feeds antivirus blog blogger blogosfera blog voluntário campanha concurso curiosidade cursos grátis dicas blog divulgação e-mail e-mail falso fala blogueiro feedburner feeds firefox firefox 3 gmail golpe online google guest post internet internet explorer linux livro microsoft mozilla plugin primeiro promoção Segurança software livre spam tecnologia template ti twitter ubuntu vírus web 2.0 windows wordpress
  • RSS Quero criar um blog

    • Inserindo os artigos mais comentados no Blogger.
    • Icones gratuitos para seu blog
    • Como redirecionar um blog hospedado no Blogger
    • Blogger em Links Edição 3
    • TwitLogo Gerador de imagens para o Twitter
    • Como colocar um botão para compartilhar seus artigos com as principais redes sociais
Copyright © GF Soluções. 2008 - 2009 Todos os direitos reservados.
Template desenvolvido por Gustavo Freitas baseado em: Red_Wave
Monetize o seu blog com HOTWords utilizando o plugin WP-HOTWords 4.4.1.